top of page

Informativo GEA

Micronutrientes -Boro

CARACTERÍSTICAS:

O boro é um micronutriente muito importante para o desenvolvimento das plantas, envolvido em diversos processos fisiológicos essenciais. O elemento boro é considerado um semimetal de íons pequenos e que pode assumir até três valências (ALMEIDA, 2015). As principais funções conhecidas do boro nas plantas são: composição da parede celular, desenvolvimento de gemas e extremidades de raízes (YAMADA, 2000).

Este micronutriente é extremamente deficiente nos solos brasileiros, altamente intemperizados, apresentando sintomas de deficiência na maioria das espécies vegetais, nas mais variadas condições climáticas. Isso se deve principalmente pelos nossos solos serem deficientes em materiais de origem ricos em boro (minerais cristalinos e amorfos), e pobres em matéria orgânica, sendo a principal fonte de boro no solo, pela sua mineralização. No Brasil, as reservas de boro no solo encontram-se majoritariamente na forma adsorvida nos óxidos de alumínio e ferro. (1º SIMPÓSIO, 2020)

rodado_do_trator-removebg-preview.png
rodado_do_trator-removebg-preview.png

Figura 1 - Principais minérios que contém boro utilizados pela indústria de fertilizantes

WhatsApp Image 2021-04-28 at 17.36.00.jp

Fonte: 1º SIMPÓSIO, 2020

DINÂMICA NO SOLO:

Trata-se também, do único nutriente absorvido pelas plantas como uma molécula não ionizada, o ácido bórico (H3BO3), porém podendo ainda existir em solos mais alcalinos na forma de B(OH)4- (íon borato). Por ser encontrado no solo majoritariamente na forma molecular, o boro apresenta alta mobilidade no perfil de solo, podendo ser facilmente lixiviado.

Em pH mais baixo, a mineralização da matéria orgânica fica comprometida, diminuindo a disponibilidade de boro, e em pH mais elevado sua adsorção com os óxidos de Fe e Al aumenta, também ficando menos disponível. Soares; Alleoni e Casagrande (2005) encontraram cerca de 80% de adsorção do boro em soluções com pH em torno de 7,9, muito provavelmente graças à formação do íon borato [B(OH)4-], pela reação do ácido bórico com o OH-.

Figura 2 - Limites de interpretação dos teores de boro extraído do solo

WhatsApp Image 2021-04-28 at 17.36.12.jp
rodado_do_trator-removebg-preview.png
rodado_do_trator-removebg-preview.png

Fonte: Galrão, 2002; Raij, 1996 apud 1º SIMPÓSIO, 2020

DINÂMICA NA PLANTA:

Na planta o boro está relacionado a muitos processos fisiológicos que são afetados em casos de deficiência, como transporte de açúcares, síntese da parede celular, lignificação, estrutura da parede celular, metabolismo de carboidratos, metabolismo de RNA, respiração, metabolismo de AIA, metabolismo fenólico, metabolismo de ascorbato e integridade da membrana plasmática (CAKMAK & RÖMHELD, 1998 apud YAMADA, 2000).

Este micronutriente é absorvido de maneira passiva pelas raízes, sendo 97% desta absorção por fluxo de massa, sem necessidade de transportadores de membrana. Também é conhecidamente imóvel no floema devido à sua complexação em compostos orgânicos componentes de membra e parede celular, não sendo assim redistribuído na planta. Exceções são algumas plantas como a macieira, nectarinas e algumas amendoeiras que produzem polióis de alta mobilidade na planta - manitol, sorbitol e dulcitol – que conseguem complexar o boro e transportá-lo pelo floema (YAMADA, 2000; ALMEIDA, 2015).

Figura 3 - Funções do boro na planta, processos afetados pela sua deficiência e sintomas da mesma

WhatsApp Image 2021-04-28 at 17.36.26.jp
rodado_do_trator-removebg-preview.png
rodado_do_trator-removebg-preview.png

Fonte: Autoria própria, adaptado de YAMADA, 2000

FONTES E PRÁTICAS DE ADUBAÇÃO

Quanto à aplicação de boro nas culturas agrícolas, esta pode ser feita via solo (de forma sólida ou líquida) ou via folha.

Figura 4 - Principais fontes de boro

WhatsApp Image 2021-04-28 at 17.36.37.jp

Fonte: 1º SIMPÓSIO, 2020

A aplicação via solo pode ser feita no sulco de plantio junto com fertilizantes NPK enriquecidos com boro, ou em área total sozinho ou associado a outros fertilizantes também, como KCl ou enxofre elementar, que são comumente feitos à lanço.

 

As principais fonte de boro para esta modalidade são a ulexita granulada, bórax deca ou pentahidratado, colemanita e hidroboracita. As fontes com Ca e Mg (não refinados) tendem a ter menor solubilidade que os boratos de sódio (refinados). O bórax pentahidratado é preferível na agricultura ao bórax decahidratado por sua maior concentração de B (15% e 11,4%, respectivamente), embora sua solubilidade seja um pouco menor.

Figura 5 - Doses de B para grãos

Figura 6 - Doses de B para cana-de-açúcar

WhatsApp Image 2021-04-28 at 17.36.49.jp
WhatsApp Image 2021-04-28 at 17.36.55.jp

Fonte: Vitti, 2019 apud 1º SIMPÓSIO, 2020

Fonte: Vitti, 2016 apud 1º SIMPÓSIO, 2020

A aplicação de boro via solo pode também ser feita de maneira fluida, geralmente associada à aplicação de herbicidas em grãos e em cana-de-açúcar, na operação de quebra-lombo.

As principais fontes para esta adubação são as de alta solubilidade, tais como o ácido bórico, octaborato de sódio, boro MEA e o pentaborato de sódio em suspensão. O ácido bórico é o mais conhecido, e possui 17% de B na sua composição.

rodado_do_trator-removebg-preview.png
rodado_do_trator-removebg-preview.png

Figura 7 - Fontes e doses para aplicação fluida de B

WhatsApp Image 2021-04-28 at 17.37.08.jp

Fonte: 1º SIMPÓSIO, 2020

Redigido por:

Jô – Etori Soares Veronezi

Ezilado – Gustavo Aguiar Zancanaro

Referências:

1ª SIMPÓSIO "A Importância do Boro na Agricultura". [S. l.: s. n.]:. Agosto de 2020. 1 vídeo (255 min). Publicado pelo canal Agroadvance. Disponível em: <www.youtube.com/watch?v=ouh7C_aqgIc&ab_channel=Agroadvance>. Acesso em: 23 de Abril de 2021.

ALMEIDA, José Carlos Vieira de. Atenção aos micronutrientes: o Boro. Laborsolo Academy, 2015. Disponível em: <https://www.laborsoloacademy.com.br/plantas/atencao-aos-micronutrientes-o-boro/>. Acesso em: 26 de Abril de 2021

JORGE, Letícia Galhardo; MARTINS, Bruno Novaes Menezes. Boro via solo ou foliar? [S. l.: s. d.]:. Disponível em: https://www.rigrantec.com.br/upload/produtos_artigos/hf201807boro-via-solo-ou-foliar-1548335602.91.pdf. Acesso em: 26 de Abril de 2021

SOARES, Marcio Roberto; ALLEONI, Luís Reynaldo Ferracciú; CASAGRANDE, José Carlos. Parâmetros termodinâmicos da reação de adsorção de boro em solos tropicais altamente intemperizados. Química Nova, v. 28, n. 6, p. 1014-1022, 2005.

YAMADA, Tsuioshi. Boro: será que estamos aplicando a dose suficiente para o adequado desenvolvimento das plantas. Informações Agronômicas, v. 90, p. 1-5, 2000.

O octaborato é uma fonte de grande qualidade, que possui mais B (20%), além de ser um produto de solubilidade (PS) maior em comparação ao ácido bórico (10 e 5 kg/100L, respectivamente). Isso quer dizer que, utilizando-se octaborato é possível diluir maior quantidade de produto a cada 100L de tanque de pulverizador, resultando em ganhos logísticos, além de menos entupimento de bicos e precipitação de produto no tanque (VITTI & VALE, 2020 apud 1º SIMPÓSIO, 2020).

 É importante destacar que o ácido bórico é a forma prontamente absorvível pelas plantas, sendo assim, está sujeito a causar fitotoxidez em doses acima das recomendadas, além de ser suscetível à lixiviação, uma vez que não seria 100% absorvido pela planta em um primeiro momento. Já o octaborato ainda tem que sofrer reações para transformar-se em ácido bórico, o que garante um certo “residual” da aplicação, com uma liberação um pouco mais lenta e menos instantânea em comparação com o ácido bórico (VITTI 2020 apud 1º SIMPÓSIO, 2020).

Já a aplicação via folha também é uma opção, mas de menos efeito para elevação dos teores de boro nas folhas, como é de se esperar devido ao boro não se mover no floema e, portanto, não sendo redistribuído aos diversos tecidos da planta. A aplicação via solo consegue elevar as quantidades de boro na planta de maneira mais eficiente e com aspecto mais duradouro que a foliar. Porém, esta última pode ser uma alternativa em algumas ocasiões, seja para remediar uma deficiência aparente de boro, ou alguma complementação à dose aplicada no solo (JORGE & MARTINS, s.d.)

rodado_do_trator-removebg-preview.png
rodado_do_trator-removebg-preview.png
bottom of page