Informativo GEA
Gestão de Irrigação
Como mostrado semana passada, o GEA recebeu da iCrop uma estação meteorológica juntamente com o seu sistema de monitoramento e gestão de irrigação. Graças a este, um dos manejos muito conhecidos da cultura do feijoeiro pôde ser realizado com precisão e segurança: o estresse hídrico.
Este manejo tem como função aumentar o enraizamento do feijoeiro, uma vez que quando há a irrigação, a parte superior do perfil do solo é molhada primeiro, chegando a maiores profundidades mais tardiamente. Com o estresse hídrico, a raiz do feijoeiro é obrigada a procurar por água em maior profundidade do perfil, expandindo então suas raízes.
As consequências de possuir um feijoeiro mais bem enraizado são várias: maior tolerância a estresses hídricos posteriores, mais área de contato para absorção de água e nutrientes, maior volume de solo explorado e auxílio na formação do perfil do solo com Matéria Orgânica.
Com a consultoria da iCrop e seu sistema de gestão, pudemos realizar este estresse hídrico com segurança, voltando a irrigar na hora certa para tirar o feijoeiro do estresse, ganhando um bom volume de raízes e sem que a lavoura "sentisse" muito o estresse, fato este que pode influenciar mais tarde na sua produtividade.
Mais uma vez agradecemos à iCrop e ao Leonardo Miranda pelo fornecimento e instalação da estação meteorológica, bem como o acompanhamento e gestão da irrigação do GEA.
Redigido por: Matheus Henrique Rodrigues Silveira e Leonardo Miranda