top of page

Informativo GEA

Contratos Futuros - Hedge e Barter

Últimos informativos

Fonte AENDA.jpg

GESSO AGRÍCOLA E SEUS BENEFÍCIOS

Entenda como funciona este condicionador de sub-superfície que atualmente possui ampla utilização no mercado e possibilita uma maior tolerância a veranicos.

Gesso-a-lanço.jpg
IMG_20180612_174111_208.jpg

CUT-OUT DO ALGODÃO

Entenda a importância e o momento correto de realizar este manejo imprescindível na cultura do algodão.

IMG_20181018_012722.jpg

SOBRESSEMEADURA

Uma nova estratégia que vem diminuindo perdas e garantindo ao produtor uma janela de plantio mais tranquila com o manejo de gramíneas.

aaaa.jpg

VAZIO SANITÁRIO

Entenda para que serve e como funciona o Vazio Sanitário no controle da Ferrugem Asiática da Soja, com suas datas para cada região brasileira.

Fonte Agencia Brasil.jpg
Hedge com diminuiçãa de preço.png
Hedge com diminuiçãa de preço.png
barter.png

Os contratos futuros de commodities são estratégias utilizadas no agronegócio a fim de facilitar as negociações entre produtores e empresas e tornar essas operações mais seguras financeiramente para ambas as partes. São padronizados para a compra e venda de instrumentos financeiros ou mercadorias físicas para entrega futura. Este acordo é mediado e garantido pela bolsa de mercadorias e futuros e suas regras, para que o pagamento e recebimento desses contratos negociados tenha uma garantia (MARQUES, 2009).

O Hedge caracteriza-se por ser um exemplo de contrato em mercado futuro. A origem da palavra vem do inglês “to hedge” e significa, ao pé da letra, procurar proteção, justamente a função da operação. O Hedge é o travamento do preço do produto em negociação no valor que seja favorável aos negociantes. Sua principal função é a gestão de riscos e minimização dos efeitos das oscilações no preço do produto agrícola (MARQUES, 2009).

Outra operação bastante utilizada no agronegócio é chamada de Barter, também de origem inglesa, e que significa “permutar”. Esta operação representa um mecanismo de financiamento de safras que consiste na aquisição, pelo produtor rural, de insumos agrícolas junto a agroindústrias ou tradings (empresa exportadora/processadora de grãos) ou outras empresas. O pagamento desses insumos será feito com o próprio produto agrícola após a sua colheita (REIS, 2017). Ou seja, são contratos de compra antecipada do produto, onde o produtor se compromete a entregar tal produto no momento da colheita, em troca do recebimento de insumos que viabilizarão sua produção, como por exemplo: adubos, herbicidas e inseticidas (MARQUES e MELLO, 1999).

Segundo Reis (2017), uma operação de Barter é acompanhada por um travamento de preço das commodities comercializadas, que por sua vez são produzidas e previamente negociadas, com o intuito de protegê-los das oscilações de preço e câmbio.

Percebe-se, pelo exposto acima, que ambas operações foram criadas para facilitar a comercialização dos principais produtos agrícolas como: soja, café, milho, entre outras commodities, produtos que tem seus preços cotados em bolsas de valores. Dessa forma, o preço fica protegido a quebras de produção e oscilação de valores.

Referências:

MARQUES, P. V. Básico de Mercados Futuros e de Opções. Piracicaba: Instituto Pecege, 2009. Color.

MARQUES, P. V.; MELLO, P. C. Mercados futuros de commodities agropecuárias: (exemplos e aplicações aos mercados brasileiros). São Paulo: Bolsa de Mercadorias & Futuros, 1999.

MARQUES, P. V., MELLO, P. C. e MARTINES FILHO, J. G. Mercados Futuros e de Opções Agropecuárias. Piracicaba, SP, Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Esalq/USP, 2006, Série Didática no D-129.

REIS M. Barter como instrumento de financiamento ao agronegócio. 2017. Disponível em: <https://www.migalhas.com.br/dePeso/16,MI255432,31047-Barter+como+instrumento+de+financiamento+ao+agronegocio>. Acesso em: 25 dez. 2018

Redigido por: Leonardo Santos Domingues

Fonte: AENDA

Exemplo de Hedge de venda com elevação de preço

Fonte: Marques, Mello e Martines Filho

Exemplo de pregão em funcionamento

Fonte: Agência Brasil

Exemplo de Hedge de venda com elevação de preço

Fonte: Marques, Mello e Martines Filho

Exemplo de funcionamento da operação de Barter

Fonte: Albanaz, 2017

Universidade de São Paulo | Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"

 

Av. Pádua Dias, 11 - Cx. Postal 9 - Piracicaba - SP
CEP 13418-900 - TEL: +55 (19) 3429-4194

 

  • Grey LinkedIn Icon
bottom of page