top of page

Informativo GEA

Tratamento de sementes e inoculação em soja
rodado_do_trator-removebg-preview.png
rodado_do_trator-removebg-preview.png

A definição de tratamento de sementes é bem simples. Consiste basicamente na aplicação de defensivos, sejam eles de origem química ou biológica sobre as sementes de interesse comercial; com o intuito de se evitar o ataque de patógenos nas fases iniciais da cultura, como fungos, insetos ou outras pragas que podem vir a causar problemas. A semente é considerada o maior disseminador de pragas e doenças, visto suas características intrínsecas (MEDINA et. al , 2013). Tendo em mente que o potencial produtivo é definido no plantio e estabelecimento de estande, pode-se inferir que o tratamento de sementes é parte primordial para a obtenção de bons resultados nos cultivos agrícolas.

Figura 1

Fonte: Booster Agro

rodado_do_trator-removebg-preview.png

Como surgiu?

Ao contrário do que muitos pensam, o tratamento de sementes não é uma prática inovadora. Há indícios de seu uso 60 anos depois de cristo, onde o cientista e historiador romano, Plinio, recomendava a imersão de sementes de trigo em vinho ou suco de folhas de Cipreste da família das coníferas, rico em tanino, com o objetivo de controlar o Míldio. Outra origem data do século XVII, mais precisamente no ano de 1670, em que num naufrágio de um navio na costa da Inglaterra, sua carga foi espalhada no mar. Nesta carga continham sementes de trigo, que foram resgatadas e semeadas normalmente; sendo assim constatado que as sementes que foram derramadas, absorveram água salina do mar, apresentavam uma menor incidência de ferrugem, quando comparadas às que foram semeadas de forma tradicional. A técnica foi aprimorada, sendo usada posteriormente para o controle de outras doenças, como o uso de soda cáustica e sal para o controle da ferrugem do trigo, no ano de 1760.

Qual a sua importância?

A importância do tratamento, é constatada mediante aos inúmeros benefícios que o mesmo pode trazer. Pode-se citar amplo controle de pragas e doenças de fase inicial, influenciando também na preservação das tecnologias, visto menor ataque de patógenos; proporcionar o desenvolvimento do estande da lavoura, ou seja, número correto de plantas por área, proporcionar melhor enraizamento e desenvolvimento da planta, com uma maior resistência da mesma; e tudo isso apresentando baixos custos e altos incrementos na produtividade. As aplicações desses compostos químicos na semente vão atuar na fisiologia da planta, causando o chamado efeito fitotônico, definido pelas vantagens em utilizar os métodos acima descritos.

Tratamento On Farm e tratamento industrial, qual o melhor?

Com o produtor já tendo conhecimento que o tratamento de sementes é uma prática importante, ele pode optar entre o tratamento de sementes na propriedade, também chamado de On Farm, ou pelo tratamento de sementes industrial. O primeiro consiste em uma operação mais barata, porém requer mais cuidados, no que diz respeito à distribuição das sementes, uso adequado de EPI’s, incompatibilidade de produtos, mas principalmente uso de doses corretas, uma vez que doses erradas podem prejudicar a germinação e o desenvolvimento das sementes.

rodado_do_trator-removebg-preview.png

Figura 2

rodado_do_trator-removebg-preview.png

Fonte: MF Rural

O tratamento de sementes industrial, é o mesmo processo, porém é feito de forma automática, minimizando o contato direto do operador com o produto, o que acarreta em menores riscos e também menores chances de erro. Algumas operações com máquinas que se auto-regulam, podem chegar a erros de menos de 1%; o que irá trazer também maiores custos. Porém é recomendável que o produtor opte por esse método, uma vez que tecnologias presentes atualmente, proporcionam que a semente já venha para o produtor pronta para uso, tratadas com bioestimulantes, nematicidas, micronutrientes e inoculantes, por exemplo.

Métodos de tratamento

Tratamento por molhamento

Um dos métodos mais conhecidos de tratamento, é o método por molhamento. Basicamente consiste na aplicação direta do produto na semente, seja no sulco de plantio ou com o auxílio de um misturador manual ou mecânico, como a betoneira, feito antes da semente ser colocada na semeadora. O método é bem seletivo, ou seja os produtos aplicados apenas terão efeitos sobre o patógeno que os foi destinado, porém a vantagem dessa aplicação, é a possibilidade de aplicar mais de um produto, conseguindo assim, uma maior variável de incrementos.

Tratamento por peliculização

Também chamado de película de recobrimento, foi desenvolvido para embarcar na semente uma maior resistência. Alguns dos compostos usados são amido, resina natural, mucilagem, açúcar e corantes, que podem facilitar a vida do produtor seja no maior fluxo de sementes, por deixar ela lisa e não alterar o seu tamanho, ou seja pela facilidade na identificação do tratamento, ou a semente de cada talhão, visto as vastas cores que podem ser utilizadas.

rodado_do_trator-removebg-preview.png

Figura 3

rodado_do_trator-removebg-preview.png

Fonte: Atomic Agro

Tratamento por peletização

Consiste na aplicação de vários agentes cimentantes na semente, com o objetivo de torná-la maior, permitindo assim uma melhor deposição de sementes na área, permitindo assim um melhor estande de plantas. O método é usado principalmente em olerícolas, uma vez que possuem sementes muito pequenas, tendo seu método de propagação em grandes áreas dificultado.

Tratamento por condicionamento osmótico

O processo consiste na embebição das sementes em solução osmótica por tempo e temperaturas determinados, visando obter pela aplicação de um estímulo intenso, a mais rápida germinação das sementes. Após a aplicação é feita a secagem da semente, que volta a sua umidade ideal, a fim de não causar problemas com pragas e doenças. 

Benefícios

 

É comum a inserção de inseticidas no tratamento de sementes da soja, com o intuito de controlar algumas pragas iniciais da cultura. Algumas delas são: Lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda), Lagarta-da-soja (Anticarsia gemmatalis), Lagarta-elasmo (elasmopalpus lignosellus) e Lagarta-rosca (Agrotis ipsilon) que atacam as plântulas. Além delas, o percevejo-castanho (Scaptocoris castanea) e o coró (Phyllophaga cuyabana), são pragas de solo que também podem ser evitadas por meio do TS.

 

No que diz respeito a doenças, sobretudo fúngicas do solo, a adição de produtos fungitóxicos irão prevenir perdas causadas por esses patógenos. Dentre elas estão a Podridão radicular de fitóftora (Phytophthora sojae), a Antracnose (Colletotrichum truncatum) e muitas outras. A dispersão do Mofo Branco (Sclerotinea slorotiorum) também pode ser prevenida por meio do TS, uma vez que os escleródios do fungo podem estar presentes em meio às sementes, sobretudo “salvas”.

 

Ademais, é de suma relevância a adição de inoculantes bacterianos, como Bradyrhizobium japonicum e o Azorpirillum brasiliensis, que promoveram o aumento da fixação biológica de nitrogênio e o desenvolvimento radicular, respectivamente.

 

Dessa maneira, tendo em vista os diversos benefícios supracitados, o tratamento de sementes na cultura da soja no Brasil, tem se tornado cada vez mais comum, despertando a necessidade de que novas técnicas e informações acerca do tema sejam estudados.

rodado_do_trator-removebg-preview.png
rodado_do_trator-removebg-preview.png
rodado_do_trator-removebg-preview.png

Redigido por:

Recicla-G - João Vítor Reale 

Moro - Inácio Duarte Vieira 

Referências bibliográficas:

INOUE, Leticia. O tratamento de sementes na agricultura atual. Agromove Plus, 2019. Disponível em < https://blog.agromove.com.br/tratamento-de-sementes-agricultura-atual/#:~:text=Hist%C3%B3rico,essa%20tecnologia%2C%20datam%20de%201670.> Acesso em 19 de Outubro de 2022.

PARISI, João José Dias; MEDINA, Priscila Fratin. Tratamento de sementes. Instituto Agronômico de Campinas, 2013.

TRATAMENTO DE SEMENTES TEM CUSTO BAIXO E GARANTE PRODUTIVIDADE NA LAVOURA. Boas práticas agronômicas, 2019. Disponível em < https://boaspraticasagronomicas.com.br/boas-praticas/tratamento-de-sementes/#:~:text=O%20tratamento%20de%20sementes%20consiste,atacam%20sementes%2C%20mudas%20e%20plantas. > Acesso em 19 de Outubro de 2022.

TSI X ON FARM: CONHEÇA OS 5 PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO TRATAMENTO DE SEMENTES INDUSTRIAL. Agro Bayer Brasil. Disponível em < https://www.agro.bayer.com.br/mundo-agro/agropedia/tratamento-semente-industrial#:~:text=O%20tratamento%20de%20sementes%20On,ou%20empresas%20especializadas%20no%20processo.> Acesso em 19 de Outubro de 2022.

rodado_do_trator-removebg-preview.png

Universidade de São Paulo | Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"

 

Av. Pádua Dias, 11 - Cx. Postal 9 - Piracicaba - SP
CEP 13418-900 - TEL: +55 (19) 3429-4194

 

  • Grey LinkedIn Icon
bottom of page