Informativo GEA
Últimos informativos
"Yellow Flashing" na soja RR
A utilização consciente de culturas transgênicas, como a soja com a tecnologia Roundup Ready (RR) pode melhorar a eficiência produtiva das lavouras, reduzir custos e diminuir impactos ambientais ocasionados pelo uso excessivo de herbicidas, como ocorria antes do surgimento dessa tecnologia. A aceitação pelos agricultores é inegável e a utilização de cultuas RR aumentou rapidamente no Brasil e no Mundo.
Porém, alguns fatores merecem atenção com o uso dessa tecnologia, como o surgimento de um grande número de plantas daninhas resistentes ao glifosato e os resultados de literatura que indicam efeitos danosos dessa molécula quando aplicada na soja RR (ALBRECHT; ALBRECHT; VICTORIA FILHO; 2013).
O Glifosato é um herbicida de atuação sistêmica, sendo translocado pelo floema, local onde os nutrientes são redistribuídos. Grande quantidade do produto é armazenado nos meristemas, sendo que, cerca de 80% da absorção foliar é translocada para os ápices das folhas e raízes. Essa molécula interfere na relação da distribuição de micronutrientes catiônicos na planta, como ferro e manganês. O contato direto entre a molécula e o nutriente, faz o primeiro atuar como quelatizante, prejudicando a translocação (FENG et al. 2003).
O manganês é um dos nutrientes mais afetados pela molécula do glifosato. Sua função na planta é exercida por participação fotossintética e redução de nitrato. (ULTURA E DURIGAN 2009). Outra função importante é na ativação das proteínas que sintetizam clorofilas, sendo assim a sua deficiência resulta em clorose internerval de folhas novas, onde os teores ficam em torno de 10 e 20 mg/ha (DECHEN e NACHTIGALL, 2006).
Os sintomas visuais que podem ser notados na parte aérea das plantas, após a aplicação de glifosato, recebem o nome de “yellow flashing”, marcando os efeitos negativos dessa molécula sobre parâmetros fotossintéticos e teores de clorofila (KRAUSZ e YOUNG, 2001; REDDY e ZABLOTOWICZ, 2003). Pode ocorrer ainda, os danos não perceptíveis: redução do número de nódulos fixadores de N e de sua atividade (ALONSO, 2008; OLIVEIRA JUNIOR, 2008).
Segundo Hoagland (1980), o glifosato reduz a quantidade de clorofila no hipocótilo em folhas de soja, esse fato se da pela deficiência de manganês. Há evidências que após a degradação da molécula de glifosato é formado um composto fitotóxico, AMPA (Aminomethylphosphonic acid), esse responsável pela diminuição de clorofila.
A molécula de glifosato é altamente adsorvida no solo e também é degradada por microrganismos. Apesar disso, pode afetar a microbiota. Após liberar exsudatos e em ocorrência de deriva os compostos podem chegar ao solo e alterar a rizosfera. Com isso, um dos microrganismos afetados são os redutores de manganês, que são capazes de manter o Mn de forma divalente (Mn²+), forma que a planta é capaz de absorver pelas raízes (HUBER, 2007).
Portanto, de acordo com a literatura disponível, pode-se assumir possíveis consequência do uso inadequado do glifosato na soja RR no que diz respeito ao balanço nutricional, qualidade das sementes e parâmetros bioquímicos, fisiológicos e agronômicos. É sabido, pois, que em situações de campo, este herbicida é utilizado de forma inadequada, seja por doses maiores do que a recomendada ou por aplicações fora do período ideal, em alguns casos. (ALBRECHT; ALBRECHT; VICTORIA FILHO; 2013).
Contudo, um dos manejos adotados pelos produtores, é aplicação foliar de manganês, podendo ser junto a aplicação de glifosato de forma quelatizada ou após a sua aplicação.
Referências:
ANDRADE, GABRIEL J. M. ABSORÇÃO E ACÚMULO DE MANGANÊS EM SOJA RR SOB EFEITO DO GLYPHOSATE. Orientador: Ciro Antonio Rosolem. 2010. 68 f. Tese (Mestrado) - Ciências Agronômicas da Unesp – Câmpus de Botucatu, Botucatu, 2010.
BRAOIOS, G. I. Efeito da interação glifosato e manganês em soja RR. Viçosa - Minas Gerais,2016
CORREIA, N.M.; DURIGAN, J.C. Seletividade de diferentes herbicidas à base de glyphosate a soja RR. Planta Daninha, v.25, n.2, p.375 - 379, 2007.
DECHEN, A. R.; HAAG, H. P.; CARMELLO, Q. A. de. Mecanismos de absorção e de transporte de micronutrientes. In: FERREIRA, M. E.; CRUZ, M. C. P. da. Micronutrientes na Agricultura. Piracicaba. Potafos/CNPq, 1991.
FENG, P. C. C.; CHIU, T.; SAMMONS, R. D. Glyphosate efficacy is contributed by its tissue concentration and sensitivity in velvetleaf (Abutilon theophrasti). Pestic. Biochem. Physiol, v.77, p. 83-91, 2003.
HOAGLAND, R.E. Effects of glyfosate on metaboloism of phenolics compounds: VI. Effects of glyfhosine and glyphosate metabolites on phenylalanine ammonia-lyase activity, growth and protein, chlorophyll, and anthocyanin levels in soybean (Glicine max) seedlings. Weed Science, Champaign, v. 28, p. 393-400, 1980.
HUBER, D. M. Nutrição mineral e doenças de plantas. Informações agronômicas, Piracicaba, n. 109, p. 9, mar. 2005.
Redigido por: Juliano Aparecido Monteiro
GESSO AGRÍCOLA E SEUS BENEFÍCIOS
Entenda como funciona este condicionador de sub-superfície que atualmente possui ampla utilização no mercado e possibilita uma maior tolerância a veranicos.
CUT-OUT DO ALGODÃO
Entenda a importância e o momento correto de realizar este manejo imprescindível na cultura do algodão.
Contratos Futuros: Operações de Hedge e Barter
Confira o conceito dessas operações. Além de garantir a produção no campo, os profissionais do agronegócio se deparam com outro grande desafio: a comercialização.
Representação esqeumática da Lei de Liebig (Lei do mínimo)
Fonte: Brandimart e Santos, 2014
Adaptado de Lepsch, 1977
Efeito da aplicação de glifosato em soja RR
Fonte: Instituto Biológico de Agricultura
Sintoma de deficiência de Mn nos trifólios da soja
Fonte: International Plant Nutrcional Institut
Em (c): cultivares com diferentes susceptibilidades a deficiência de Mn pela aplicação de glifosato (3 L ha-1 de Zaap QI).
Fonte: Prof. Dr. Thomas N. Martins, publicado em Mais Soja
Dichelops ssp: Percevejo- barriga-verde
Este inseto pode ocasionar perdas de até 60% no milho, sendo considerado a principal praga da cultura em algumas regiões.
Em (a): deficiência de Mn ocasionada pela injúria da aplicação de glifosato em soja RR. Em (b): trifólio sem deficiência de Mn.
Fonte: Prof. Dr. Thomas N. Martins, publicado em Mais Soja