O Grupo de Experimentação Agrícola, fundado em 1992, é o estágio oficial do Departamento de Produção Vegetal da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Universidade de São Paulo).
O grupo foi idealizado pelo Professor Dr. José Laércio Favarin.
“ O GEA, estruturado em seu ideal, tem o firme propósito de contribuir para moldar profissionais destemidos, aflorar o espírito solidário, estimular a sede do “por quê” e da ousadia com caráter e humildade. ”
José Laércio Favarin
Missão
Preparar os estagiários para diversas realidades encontradas no mercado de trabalho.
A capacitação é feita através da experimentação agrícola e do trabalho em grupo, proporicionando um conhecimento técnico-prático diferenciado em Fitotecnia.
Valores
Conhecimento, dedicação, trabalho, espírito de equipe e respeito.
Visão
Proporcionar aos estagiários formação técnica e pessoal capazes de assegurar o desenvolvimento da Agricultura Brasileira.
REuniões Diárias
Dois coordenadores auxilares conduzem a seleção de estágiarios e as atividades práticas do grupo.
Após cada dia de trabalho é feita uma reunião técnica com os membros do grupo para discutir o que foi feito e o por quê das decisões tomadas.
Condução de lavoura
O grupo possui 15 hectares dentro da ESALQ, onde cultiva as culturas da soja, milho, sorgo, algodão, feijão, trigo, arroz, café, cana-de-açúcar, entre outras.
Parceria com empresas
As parcerias do GEA com empresas envolvem experimentação nas áreas de nutrição mineral, desempenho de variedades e análises fisiológicas
Dia de campo dos ingressantes
Todos os anos, juntamente com o Departamento de Genética, o GEA organiza um dia de campo voltado ao aprendizado dos estudantes ingressantes, abordando temas voltandados ao agronegócio, desde o preparo do solo até colheita e comercialização